Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras participaram nos dia 29 e 30 de agosto de uma capacitação em Profilaxia Pré- exposição Sexual-PrEP, realizada no auditório do Hospital Natan Portela, em Teresina. O município esteve representado pelos médicos infectologistas, José Alberto Torres e Luciano Mourão, pelo coordenador municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Reinaldo Ferreira, e pela psicóloga Maria do Espirito Santo Moura, que integram o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE).
Segundo Maria Moura, a PrEP consiste no uso de antirretrovirais (ARV) orais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV e se insere como uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.
“A oficina teve por objetivo apresentar o protocolo clinico e diretrizes terapêuticas para a Profilaxia pré- exposição Sexual, além de discutir como serão os fluxos de encaminhamento para o tratamento, considerando que por indicação do Ministério da Saúde somente no Hospital Natan Portela deverá iniciar o tratamento e que os CTA’s estarão como agentes de colaboração no processo, realizando a divulgação de informações e fazendo o acolhimento inicial dos pacientes que farão a PrEP”, explica a psicóloga do CTA/SAE de Oeiras.
Ela acrescenta que a PrEP traz como público prioritário casais sorodiscordantes (onde somente um possui o HIV/AIDS), gays e outros HSH, pessoas que usam drogas, profissionais do sexo e pessoas trans, porém o simples pertencimento a um desses grupos não é suficiente para caracterizar indivíduos com exposição frequente ao HIV. Para a caracterização é necessário observar as práticas sexuais, as parcerias sexuais e os contextos específicos associados a um maior risco de infecção.