O prefeito José Raimundo participou na última sexta-feira, 02, do lançamento do projeto Horta Comunitária, iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que busca incentivar famílias em situação de vulnerabilidade social a produzirem alimentos e gerarem renda por meio da atividade.
O projeto é uma alternativa de inclusão social e produtiva que beneficiará 40 famílias dos bairros atendidos pelo CRAS I – espaço onde será implantada a horta comunitária, em que serão produzidas hortaliças, legumes, verduras e plantas medicinais. O objetivo é estimular hábitos alimentares saudáveis, promover a segurança alimentar, incentivar o trabalho cooperativo e comunitário e agregar conhecimentos técnicos para que a horta seja uma oportunidade de incremento financeiro para as famílias contempladas.
Na ocasião, o coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá, realizou a doação de dois kits de irrigação para que o projeto seja iniciado. “Tenho absoluta certeza que será um trabalho salutar. Nesta pequena área é possível contemplar muitas famílias com garantia de renda”, destaca B.Sá.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, as famílias envolvidas no projeto vão trabalhar desde o preparo da terra até a colheita dos vegetais. “Nosso principal foco é geração de emprego e renda para que as famílias possam caminhar com as próprias pernas”, ressalta Vanessa Reinaldo. A Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Oeiras oferecerão orientações técnicas para manutenção da horta.
Zé Raimundo acredita que a horta comunitária oferece às famílias carentes oportunidade de geração de renda para que elas construam uma vida mais digna a saudável. “Nosso grande desejo é fazer com que as famílias despertem a consciência para a produção, garantindo renda e alimentação saudável”, pontua o prefeito.