Investir em formação de professores é o caminho para a construção de uma educação de qualidade. Com foco nisso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está promovendo, desde a semana passada, uma intensa programação de formação de gestores e professores da rede municipal de ensino em Oeiras.
Nesta quarta-feira, 31, tiveram início as formações sobre Atendimento Educacional Especializado, direcionadas para professores de AEE e cuidadores pedagógicos; e oficinas de musicalização, musicalidade e brincadeiras, voltadas para monitores dos Núcleos de Cultura, professores e coordenadores da Educação Infantil do município.
A formação sobre Atendimento Educacional Especializado foi ministrada pela psicóloga Viviane Farias, coordenadora de Educação Inclusiva do Instituto Dom Barreto. “Nosso trabalho é fazer uma reflexão sobre a proposta de Educação Inclusiva, voltada para o município de Oeiras, ao trabalho da rede e garantir que todas as crianças com deficiência que estejam inseridas na rede tenham o aprendizado. Não estejam só por estar na escola, mas que tenham a permanência com aprendizado. Nesses dois dias de encontro temos oficinas para pensar cada caso, cada criança, que estratégias podemos utilizar para garantir esse aprendizado, que materiais pedagógicos podem ser confeccionados. Saio muito feliz, porque Oeiras tem feito um excelente trabalho nessa área, com muita responsabilidade. Os professores e acompanhantes muito envolvidas, com a uma participação muito boa. Então, não é o início de um trabalho, é a continuidade de um trabalho que já tem sido feito pela equipe e vê resultados também na área da educação especial”, comenta.
Para fortalecer o trabalho dos monitores dos Núcleos de Cultura na iniciação e formação musical e artística dos alunos, a SEMED também disponibilizou uma oficina de musicalização, ministrada pela professora, Thelma Chan. Formada pela Faculdade Paulista de Música, ela tem diversos livros publicados sobre o ensino-aprendizagem musical e atuou em conservatórios e escolas regulares de música em São Paulo, Brasília, Venezuela e Estados Unidos.
“Passei por várias fases e cheguei, na minha formação, a ser compositora e regente. Componho para crianças, rejo corais, faço arranjos. Na música eu jogo em todas as posições. Fiquei muito contente com o convite, porque sei que Oeiras é uma cidade com um potencial enorme para educação e cultura. Gostei muito de ter vindo colaborar com esse processo. Como estão distantes de recursos como escolas de música e conservatórios, os professores são aproveitados com o conhecimento intuitivo que eles têm. Então, minha presença aqui é para trazer um pouco mais de conteúdo e mais consciência musical e corporal, porque tenho um trabalho de integração do corpo com a voz”, pontua Thelma Chan.
Além de Atendimento Educacional Especializado e Musicalização, os professores das escolas municipais também participam, até o próximo dia 17 de agosto, de formações sobre as habilidades da Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), oficinas de jogos e brincadeiras e práticas literárias para mediadores de leitura. “Estamos chamando esse processo de percurso de formação. A cada profissional, dependendo da sua função, estamos proporcionando um percurso diferente. Estamos trabalhando através de oficinas e vamos ter outras formações nesta linha. Vai vir o Thiago di Luca, de Porto Alegre, também trabalhando essa questão da expressão corporal, da sensibilidade. Estamos trabalhando nossos profissionais para que possamos ter um melhor conhecimento. Tudo para que possamos implementar o ensino com maior qualidade. Para que haja qualidade e resultado é preciso que haja formação”, argumenta Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.
Formação de Gestores
Na semana passada, as formações foram direcionadas para os diretores e coordenadores da rede municipal de ensino. Dentro da programação, os gestores das escolas participaram de um workshop sobre Liderança e Competências Socioemocionais – Criando Hábitos de Efetividade, ministrado pelo professor Cícero Santos, de São João dos Patos- MA. Outro tema abordado na formação foi a ‘Avaliação e Gestão de Resultados’, conduzido pelo professor Casemiro Campos, de Fortaleza- CE, e a ‘Gestão e Sistema de Avaliação’, apresentado pela professora Maria Luiza, de Brasília-DF.
No encontro, os profissionais refletiram sobre comunicação, liderança, empatia, tolerância, entre outras competências que podem ser fortalecidas para ampliar as realizações, tanto em nível profissional quanto pessoal.
Os diretores e coordenadores também participaram de uma Caminhada Pedagógica na comunidade Várzea Tranqueira, zona rural do município. O encontro foi realizado na Escola Municipal Urbano Lixandrino e possibilitou a troca de experiências dos contextos rurais das escolas da rede. O Ciclo de Formação incluiu, ainda, terapias integrativas, direcionadas por uma equipe multiprofissional, composta pelas psicólogas e psicoterapeutas. De acordo com a SEMED, a formação está relacionada com as referências mais atuais para a educação no Brasil e no mundo e proporciona, além de conteúdo, o conhecimento sobre as habilidades socioemocionais de cada profissional.