Nesta última segunda-feira (15) tiveram início as aulas da rede municipal de ensino, que atualmente atende mais de seis mil alunos, tanto na zona urbana como na zona rural. Como no ano passado, a expectativa é de que, este ano, mais uma vez sejam cumpridos os 200 dias letivos determinados pela legislação.
A rede municipal de ensino de Oeiras é formada por 60 escolas, sendo 45 na zona rural e 15 na zona urbana. Durante a gestão do prefeito Lukano Sá, foram reformadas e ampliadas 39 escolas e a própria sede, dotada de uma gráfica. No propósito de democratizar o acesso à internet na zona rural, novos laboratórios de informática foram instalados. O número de escolas beneficiadas passou de duas para 38, todas devidamente equipadas e com acesso à internet.
De maneira inclusiva, atualmente a rede municipal de ensino assiste crianças com déficits cognitivos, saltando de zero para sete salas de AEE (atendimento Educacional Especializado), com a perspectiva de chegar a 13 escolas até o final deste ano. Na mesma direção, é oferecida a atenção integral às crianças portadoras de outras deficiências, disponibilizando merenda escolar exclusiva para alunos com tolerância à lactose e com diabetes, por exemplo, tudo com contrapartida integral do município.
Segundo o Prefeito Lukano Sá, essas ações oportunizam uma melhor qualidade de ensino, favorecendo o processo de aprendizagem e oportunizando a crianças e adolescentes tecerem um futuro mais promissor. “Ficamos envaidecidos com as melhorias que têm sido realizadas no âmbito da educação, com planejamento e força de vontade estamos conseguindo chegar a bons resultado”, frisou o prefeito.
Após a realização de formação com os profissionais da educação que integram a rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação deseja que, neste ano letivo, possam – professores, funcionários, pais, alunos, e toda a comunidade escolar – alcançar os objetivos almejados em todos projetos, repensando e reelaborando conhecimentos.