A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na última sexta-feira (27) a terceira rodada de distribuição de Kits de Irrigação para a implantação de pastagem. O objetivo dessa ação é beneficiar os produtores rurais, criando sempre estratégias que possam amortecer os impactos da seca, apontada como uma das principais preocupações dos homens do campo, que lidam há muitos anos com os efeitos danosos da estiagem.
Foram distribuídos ao todo 38 kits que vão beneficiar diretamente produtores da agricultura familiar, uma vez que a mesma vai proporcionar a produção de pastagem, garantindo alimento aos animais, principalmente de ovinos e caprinos durante o período da estiagem, favorecendo a produção leiteira e de outros derivados como é o caso da carne, que vem crescendo consideravelmente em aceitação no mercado local.
Para o secretário municipal de Agricultura, Jonas Alves, essa é uma alternativa que o município está promovendo que visa resolver um problema histórico, que é de alimentação para os animais. “Com esta ação vamos baixar muito o custo de produção e criar uma alternativa para os produtores alimentarem seus rebanhos de maneira bem melhor, tendo assim uma produtividade bem mais significativa”, destacou Jonas Alves.
A gestão do Prefeito Lukano Sá vem trabalhando no sentido de atender às demandas do homem do campo. Por esse motivo é importante se fazer a escolha adequada e criteriosa dos métodos de sistema de aplicação de água para que, assim, haja o sucesso do empreendimento com agricultura irrigada e, nessa escolha, todos os fatores devem ser considerados.
Nesse propósito, antes mesmo que as famílias recebam os seus kits, estão passam por capacitação, de modo que tenha a capacidade de manusear adequadamente o recurso. Esse projeto efetiva a exploração de uma das principais riquezas, que é o recurso hídrico, ao mesmo tempo em que motiva o agricultor a estar sempre produzindo, visto que é uma de grandes vocações, a agricultura.