A Enfermagem exerce um papel fundamental na execução do planejamento sexual e reprodutivo das famílias. Visando a inclusão da Enfermagem, por meio dos profissionais enfermeiros, no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva da população, o município de Oeiras aderiu ao Projeto “Consulta de Enfermagem Ginecológica com inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU)”.
A iniciativa contribui para a qualificação da assistência, redução dos índices de mortalidade materna e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo. Durante esse mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a equipe do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Hospital Sofia Feldman para realização de um treinamento prático das consultas de enfermagem ginecológica com inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre.
Além disso, a enfermeira Denise Barroso, responsável pela inserção do dispositivo, participou durante um ano da capacitação teórica sobre o procedimento
O DIU é um método contraceptivo seguro, que evita a gestação a longo prazo e pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo sem a necessidade da intervalo diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. A ampliação do acesso ao DIU é uma estratégia compartilhada e complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica.