Alunos e professores da rede municipal de ensino de Oeiras embarcaram, entre os dias 1° e 4 de julho, numa viagem ao distrito de Arraial da D’Ajuda, em Porto Seguro (BA), para conhecer o Projeto Coral Vivo – uma referência nacional e internacional na pesquisa e defesa do meio ambiente, sobretudo do ecossistema marinho.
Lá, fazendo o percurso das aprendizagens, eles mergulharam num mar de conhecimentos sobre a conversação e preservação dos oceanos, dos corais e dos mais diferentes seres aquáticos.
O intercâmbio é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Coral Vivo, firmada no início de 2022, através da introdução de obras como o Guia do Naturalista e A Teia das Água, publicadas pelo instituto e estudadas nas nossas escolas municipais.
A experiência proporcionou a muitos estudantes o primeiro contato com o mar e o estudo in loco de toda a biodiversidade dos oceanos, que agora será multiplicada para os alunos e alunas de toda a rede municipal de ensino.
Projeto Coral Vivo
O projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, através de parcerias locais e nacionais, a instituição atua junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens.
O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica.
Além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada, o projeto tem vários e importantes livros publicados, alguns deles foram adotados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e são estudados nas escolas de toda a rede municipal de ensino de Oeiras.