O município de Oeiras está participando de uma pesquisa, que dará suporte ao Ministério da Educação (MEC) no desenvolvimento da política nacional de combate ao analfabetismo escolar. A pesquisa realiza um levantamento com 341 professores alfabetizadores de todo o Brasil e está sendo aplicada no Recife (PE) e em outras capitais-sede das demais regiões do território nacional, desde sábado, 15, com encerramento previsto para o próximo domingo, 23 de abril.
Dos 224 municípios piauienses, apenas 10 foram convidados a participar da pesquisa Alfabetiza Brasil. Cidade Vogal, Oeiras está sendo representada pelo pedagogo e professor Evando Meneses dos Santos, que atua na escola municipal do povoado Morro Redondo, na zona rural.
Ele, juntamente com o grupo de professores escolhidos pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), fornecerá subsídios para definir um padrão a ser utilizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no sentido de conhecer o percentual de estudantes alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O objetivo é coletar informações de quem está na ponta do sistema educacional, no que diz respeito ao conjunto de competências que caracterizam o aluno alfabetizado, como a escrita, leitura de palavras e frases e a produção de textos. Alinhar conceitos e referenciais teóricos que contemplem a extensão continental e a diversidade cultural brasileira são alguns dos desafios.
Próximos passos — Os resultados serão debatidos já durante as ocasiões de aplicação da pesquisa, com os professores participantes. Posteriormente, as informações serão analisadas, junto a outras evidências (como parâmetros psicométricos, matriz e escala da avaliação), em um painel de especialistas — a previsão é que ocorra em maio. O Inep indicará, então, a linha de corte nacional para a alfabetização na idade certa.