Oeiras conquistou, mais uma vez, a primeira colocação no Índice de Governança Municipal, criado pelo Conselho Federal de Administração (IGM/CFA) para avaliar a qualidade da gestão pública nos municípios brasileiros.
Com a nota 7,11, a cidade garantiu a maior pontuação entre os municípios do Estado do Piauí, que teve como média geral 5,27. O ranking é apresentado com base na média de três indicadores: Finanças, Gestão e Desempenho. A soma dos fatores fez o município terminar em primeiro no ranking estadual.
“Esse é mais um dos diversos indicadores que mostram que Oeiras é uma cidade em pleno desenvolvimento, que investe em obras e serviços públicos de qualidade, preservando com responsabilidade o equilíbrio financeiro das contas públicas”, comemora o prefeito José Raimundo.
Em 2020, o município também atingiu o 1° lugar no ranking, que é considerado por especialistas o mais completo atualmente no Brasil, pois ele faz a condensação de outros índices de referência, e faz uma análise sob o ponto de vista do administrador.
Para desenvolver o Índice de Governança Municipal, o Conselho Federal de Administração divide os municípios do país em grupos, levando em consideração população e Produto Interno Bruto (PIB) e avaliando a gestão municipal com base em informações sobre educação, saúde, gestão, transparência, segurança e planejamento urbano.
“Ao longo dos anos, conquistamos colocações de destaque em rankings que aferem os mais variados indicadores. Hoje, Oeiras tem uma gestão de excelência, orientada para a conquista de bons resultados, que refletem nosso compromisso com o desenvolvimento, aliado à responsabilidade fiscal e social, prezando, sempre, pela qualidade de vida dos oeirenses”, conclui Zé Raimundo.