Ao longo do mês de janeiro, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de conscientização, diagnóstico e tratamento da hanseníase, através da campanha Janeiro Roxo. Nesse período, foram desenvolvidas atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural do município.
A doença tem cura e o Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas (hanseníase/tuberculose) está preparado para diagnosticar e disponibilizar o tratamento necessário para os pacientes.
Com o diagnóstico na fase inicial, o tratamento é mais curto e o paciente tem menos riscos de desenvolver sequelas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que é importante estar atento aos primeiros sintomas, que podem se manifestar através de manchas brancas ou avermelhadas, além de dormência ou falta de sensibilidade em algumas partes do corpo.
Não apenas no Janeiro Roxo: é possível tratar, curar e prevenir a hanseníase o ano inteiro. Em caso de suspeita, procure a UBS mais próxima ou o Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento de Doenças Endêmicas, que funciona na Avenida Coronel Mundico Sá, N° 467, no Centro de Oeiras.