GEMA realiza campanha para incentivar descarte correto do óleo de cozinha em Oeiras

Na manhã desta terça-feira, 04, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), iniciou uma campanha para incentivar o destarte correto do óleo de cozinha, utilizado em frituras em estabelecimento do setor alimentício da cidade.

O objetivo é conscientizar sobre os benefícios da reciclagem do óleo para o meio ambiente e o bem-estar da população. Na ação de caráter educativo, os agentes da GEMA visitaram lanchonetes, panificadoras e restaurantes, e entregam galões de 20 litros para que os proprietários armazenem o óleo.

Periodicamente, o carro da coleta seletiva recolherá o material, que será enviado para a Cooperativa Renascer – Central de Reciclagem de Oeiras, onde o óleo vegetal ganhará o destino ambientalmente correto, conforme legislação vigente.

O perigo do descarte incorreto

O óleo de cozinha, quando retido no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos de produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios, contaminando a água e prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats.

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 20 mil litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.