A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS na última segunda-feira (1°) e terça-feira (2), na Praça Costa Alvarenga, centro da cidade. No espaço foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Durante os dois dias foram feitos um total 372 testes rápidos, sendo 123 de HIV, 103 de Hepatite B, 92 de Hepatite C e 54 de Sífilis.
Lançada pelo Ministério da Saúde, a campanha tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce do HIV, com o tema “Cuide Bem de Você e de Todos que você Ama” e o slogan “Prevenir, Testar e Tratar”, e visa atingir a meta de 90% de pessoas testadas, tratadas e com carga viral indetectável até 2020.
Em Oeiras, a administração municipal montou uma estrutura com três espaços de stands para receber confortavelmente a população interessada em realizar os exames. Os espaços foram divididos para receber, além da realização dos testes, atividades educativas e aconselhamento. As ações foram desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde e pelos enfermeiros do município.
Ainda durante a ação foram distribuídos materiais informativos e preservativos masculinos e femininos. Para o coordenador municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Reinaldo Ferreira, saber do contágio pelo HIV precocemente oportuniza ao paciente um aumento na expectativa e na qualidade de vida.
“O evento superou as expectativas, visto que estes exames, principalmente o HIV, ainda causam muito constrangimento e receio do diagnóstico. O diagnóstico cedo leva o soropositivo a buscar tratamento especializado no tempo certo e, seguindo as recomendações medicas, há uma melhor qualidade de vida”, frisou o coordenador municipal de DST.
Para chamar atenção para a ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, a secretária Auridene Moreira Freiras fechou mais uma vez parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, fazendo com que a iluminação da imagem de 13 metros de altura da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Vitória, no alto Morro do Leme, fique vermelha durante as noites do mês de dezembro, simbolizando a campanha que segue durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde.