Campanha ‘Oeiras Solidária’ arrecada alimentos e produtos de higiene para famílias carentes

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinalo, lançaram nesta quinta-feira, 02, mais uma ação de apoio emergencial para atender as famílias e cidadãos oeirenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o período de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Intitulada Oeiras Solidária, a campanha pretende mobilizar a sociedade em geral para fazer doações de gêneros alimentícios não perecíveis e produtos de higiene para reforçar as ações de assistência social à população mais carente. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), iniciativa conta com uma rede de parceiros.

Dezenas de pontos de arrecadação estão espalhados por mercados e farmácias em toda a cidade. Todos os alimentos arrecadados serão transformados em cestas básicas e, em seguida, doados às famílias, de acordo com o perfil e critérios estabelecidos pela SEMAS. Padarias também são parcerias da campanha e farão, diariamente, a doação de alimentos, que serão distribuídos para famílias vulneráveis da nossa cidade.

Cestas básicas, kits alimentação e kits de limpeza

Desde a semana passada, a Prefeitura de Oeiras, através de ação conjunta das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, está realizando a distribuição de kits alimentação, kits limpeza e cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastradas nos programas de transferência de renda do Governo Federal.

Os kits alimentação e kits de limpeza a famílias já foram entregues a mais de 1.000 famílias alunos da rede municipal de ensino, em situação de vulnerabilidade. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a iniciativa é essencial para garantir a segurança alimentar e o bom funcionamento do sistema imunológico das crianças, durante este período de suspensão das aulas, imposto pelas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Os kits alimentação são formados com produtos da merenda escolar. A medida atende recomendação do Ministério Público Estadual.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos CRAS I e II, já realizou a entrega de mais de 200 cestas básicas e kits limpeza a famílias e cidadãos em situação de vulnerabilidade social da cidade de Oeiras. As famílias contempladas são inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família, que passaram por uma triagem, realizada por psicólogos e assistentes sociais da SEMAS. A distribuição das cestas e kits está sendo feita por agendamento para evitar a formação de filas e aglomerações.