Oeiras lança projeto de logística reversa de resíduos de medicamentos na Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Assistência Farmacêutica e da Vigilância Sanitária, realizou na última quinta-feira, 05, o lançamento do projeto de Logística Reversa de Medicamentos, que propõe o descarte correto de medicamentos nos estabelecimentos de saúde da Atenção Básica, em Oeiras.

O objetivo é promover o descarte adequado de medicamentos vencidos e alertar sobre os riscos da automedicação. Através do projeto, serão realizadas atividades educativas para a população, dentro das estratégias de Saúde da Família das zonas urbana e rural do município.

Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

Descarte correto de medicamentos

Através do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará uma caixa coletora de medicamentos com a finalidade de recolher tanto medicamentos vencidos, quanto em desuso. No local serão fixados cartazes informativos referentes ao descarte correto de medicamentos.

Serão recolhidos apenas medicamentos fornecidos pela Atenção Básica. Além disso, serão fornecidas informações às pessoas que frequentam os estabelecimentos de saúde – Unidade Básica de Saúde (USBs) e Ponto de Atendimento – tanto usuários do serviço quanto profissionais sobre o descarte adequado de medicamentos.

Além do lançamento do projeto de Logística Reversa de Medicamentos, a Semusa também promoveu uma capacitação em Assistência Farmacêutica com ênfase ao armazenamento, dispensação e uso racional de medicamentos. A qualificação foi voltada para os profissionais que atuam nos estabelecimento da Atenção Básica do município.