A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da coordenação do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, está intensificando as ações de conscientização, prevenção e combate à hanseníase, em Oeiras. Por meio da campanha, conhecida nacionalmente como ‘Janeiro Roxo’, a Semusa promove atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com uma proposta educativa, esclarecendo a população da zona rural e urbana sobre os sinais e sintomas da doença, com busca ativa de casos e reavaliação dos casos tratados há mais de 5 anos, em consonância com calendário nacional do Ministério da Saúde.
Este ano a campanha tem como tema “Prevenção de incapacidades”. “A programação será realizada com objetivo do diagnóstico precoce, que contribui para efetividade da cura, a qual é a principal forma de prevenir a instalação de incapacidades e deficiências físicas. Entendendo esta importância, o município desenvolve durante todo o ano ações preventivas, visando assim o bloqueio da transmissão da hanseníase”, afirma Jéssica Cavalcante, coordenadora do setor de Hanseníase/Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde.
A Hanseníase é uma doença transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. A hanseníase pode provocar graves incapacidades físicas se diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. O tratamento da doença é gratuito e oferecido na rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Programação Janeiro Roxo – Ação Educativa
13/01
Tarde – UBS Oeiras Nova
14/01
15h30 – Programa na FM Cristo Rei. Tema: Apresentação/divulgação da campanha janeiro roxo
Tarde – UBS Várzea e UBS Canela
15/01
Manhã – Melancias
Tarde – UBS Alto Sereno
16/01
Tarde – UBS Paulo de Tarso
18/01
12h – Entrevista na Rádio Vale do Canindé. Programa Saúde no Rádio
Tema: apresentação/divulgação da campanha janeiro roxo
20/01
Manhã – UBS Rosário
21/01
Manhã – UBS Briona
22/01
Tarde – UBS Buriti do Rei
27/ 01
Manhã – UBS Contentamento | Cebolinha
OBS: Nas quartas do mês de Janeiro (dias 15, 22 e 29) será realizada a avaliação e prevenção de incapacidades físicas no Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas (Setor de Hanseníase), com fisioterapeuta Lorena Moura e enfermeira Jéssica Cavalcante.