A Secretaria Municipal de Saúde, por meio desta nota, reafirma seu compromisso com toda população Oeirense e comunica que retornará suas atividades de rotina na segunda-feira, 06, conforme calendário de ações, previamente elaborado.
Oportunamente, repudiamos veementemente qualquer atitude que coloque em discussão o compromisso da gestão municipal e dos profissionais que fazem a Atenção Básica do município de Oeiras, durante o período de recesso. Uma vez que estes trabalham de segunda a sexta-feira, cumprindo carga-horária de 08h por dia. Mediante funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, que na sua estrutura operacional, não funciona aos sábados, domingos, feriados e dias santos, prestamos uma Assistência Básica à saúde da população. Trabalhamos de forma longitudinal, com demanda agendada e autocuidado apoiado. A Atenção Básica é de fato a porta preferencial do usuário do SUS; e é sim responsável pela saúde das famílias (PNAB/MS 2006). No entanto, trabalhamos dentro de uma Rede de Atenção à Saúde. Desde a lei 7.508/11 as ações do SUS passaram a se organizar no País através de Redes de Atenção, que são conjuntos de serviços de saúde vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns, por ações cooperativas e interdependentes que permitam a oferta de uma atenção contínua e integral. Sendo assim, a Atenção Básica, é um dos pontos de atenção aos usuários do SUS.
Dessa forma, tomamos todas as providências para não deixar os grupos prioritários, tanto da zona urbana, quanto zona rural, desassistidos! Para isso, entregamos medicação de uso contínuo com antecedência, antecipamos consultas das gestantes e realizamos as devidas orientações técnicas quanto ao período gravídico, adotamos o máximo de cuidado com as vacinas das crianças e, através dos Agentes Comunitários de Saúde, massificamos, com antecedência, as informações sobre o período de recesso, com o objetivo de preservar o bem estar das famílias Oeirenses. De modo que surgindo qualquer situação que coloque em risco a saúde do indivíduo, este deve procurar os outros pontos de atenção à saúde dentro do nosso município. Pois a natureza dos casos que buscam pronto atendimento, deve ser diferente dos casos que buscam as Unidades Básicas de Saúde. Inclusive o SAMU, que é responsabilidade do município permanece funcionando normalmente; assim como o serviço de ambulância branca, que neste período encontra-se disponível para translado de pacientes dentro do município, a fim de garantir a continuidade de recomendações médicas em seus domicílios.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde reitera o compromisso de empenhar todos os esforços necessários para garantir o pleno funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e se coloca à disposição para continuar cuidando da Saúde das Famílias Oeirenses.