Profissionais qualificados fazem a diferença na construção de uma Educação de Primeira. Com esse pensamento, a Prefeitura de Oeiras promoveu na tarde desta segunda-feira, 21, a abertura do I Ciclo de Formação/2019 da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O evento aconteceu no Centro Cultural Major Selemérico e reuniu a equipe técnica da SEMED, diretores e coordenadores de todas as escolas da rede municipal de ensino, das zonas urbana e rural, para uma sequencia de bate-papos que tiveram os contextos de Oeiras como fio condutor.
O primeiro bate-papo foi conduzido pelo professor e historiador, Júnior Vianna, que realizou uma visita guiada à Sala Esperança Garcia. Na oportunidade, os profissionais de Educação puderam conhecer mais detalhes sobre a história da escrava piauiense que denunciou através de uma carta os maus tratos praticados contra os negros no século XVIII e se tornou símbolo de luta e resistência.
Em seguida, o professor Pedro Dias mediou um debate intitulado “Museus: espaços de mediação cultural, participação e partilha criativa”. Logo depois, foi a vez do professor Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura e Turismo, tratar sobre a importância da educação e comunicação à luz da carta escrita por Esperança Garcia.
Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, destaca que Esperança Garcia é uma figura inspiradora para debates e reflexões sobre a história e o povo oeirense, tendo como fio condutor a educação. “A busca do conhecimento tem sido o principal objetivo da gestão ‘Trabalhando a Gente Faz’. Por isso, pensamos para os trabalhos pedagógicos do ano de 2019 continuarmos com o foco na Alfabetização e na Leitura, através das vivências do Contexto de Oeiras e dos desdobramentos que o mesmo oferece para descobrimos os variados contextos da Velha Cap, nos possibilitando fazer e oferecer uma educação eficiente capaz de proporcionar os saberes significativos às nossas crianças e adolescentes de forma equânime, garantindo o direito de aprender através do cumprimento do dever de ensinar”, argumenta a secretária.
O prefeito José Raimundo lembra que os diretores, coordenadores e professores estão entre os principais responsáveis pelos resultados positivos alcançados pela Educação da rede municipal de Oeiras. “Chegamos aonde chegamos com muito trabalho e graças à disposição de fazer mudanças positivas. Conclamamos todos os gestores e professores em torno de um grande elo pela educação, com compromisso, confiança e competência para continuarmos avançando”, pontua o prefeito.
O I Ciclo de Capacitação da SEMED acontece até sábado, 26, contemplando diversas atividades, como avaliação das práticas de gestão, organização do tempo escolar, monitoramento de rotinas administrativas e pedagógicas e programas de estímulo à liderança. Dentro do Ciclo, na quinta-feira, 24, ocorre o Simpósio Partilhando Experiências da Rede Municipal de Ensino, que deve contar com a participação de representantes da área educacional de cerca de 60 municípios.