Oeiras deve ganhar, em breve, novas áreas verdes. Através de um programa de arborização desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, a Prefeitura realizou o plantio de centenas de mudas de ipê em importantes ruas e avenidas da cidade.
Cerca de 300 mudas de ipê – branco, amarelo e roxo – foram plantadas nas avenidas Rui Barbosa, José Tapety, Professor Rafael Farias, Transamazônica, Joel Campos e Duque de Caxias.
Ao florescer, as três espécies diferentes vão ajudar a compor o paisagismo das vias. “É um programa de arborização de avenidas e revitalização de praças de muita importância para o desenvolvimento do Plano Municipal de Ação Ambiental, pois visa um meio ambiente ecologicamente equilibrado para a população oeirense”, certifica Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente.
Ipês
Cada variedade de ipê apresenta características próprias, como tempo e época de florescimento. As datas não são exatamente precisas, pois podem mudar de acordo com a quantidade de chuvas no ano ou tipo de solo onde está a árvore. Ainda assim, os períodos coloridos costumam ser os descritos abaixo:
Roxo:
Tamanho: 15 a 18 metros
Período de floração: junho e setembro
Amarelo:
Tamanho: três a oito metros
Período de floração: julho e setembro
Branco:
Tamanho: sete a 16 metros
Período de floração: agosto e outubro