A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou no último sábado, 27, o planejamento escolar para o mês de maio com todas as unidades de ensino da zona urbana e rural. Todos os gestores e professores participaram com o propósito de alinhar o trabalho pedagógico e as atividades que serão realizadas nas escolas durante o próximo mês.
No planejamento, os professores, coordenadores e diretores alinham passo a passo em que momento irá acontecer cada ação para o ensino, aprendizagem e desenvolvimento de cada criança. “Tudo na nossa vida tem que ser planejado, e dentro da escola não é diferente. É necessário que toda a conjuntura escolar seja planejada, pois, todos os dias temos ações, e é necessário o planejamento para que elas sejam perfeitamente desenvolvidas. Nos preparamos para conduzir os trabalhos que serão executados durante todo o mês, para que nosso aluno tenha o melhor desenvolvimento. Acreditamos que se não houver planejamento o resultado não será positivo”, frisa Washington Luís Santos, diretor da Escola Municipal Girassol.
Ainda como parte das ações desenvolvidas para fortalecer a educação da rede municipal, a SEMED realizou entre os dias 22 e 25 de abril o III Ciclo de Formação de Gestores, destinado aos Diretores e Coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino em Oeiras.
Os Coordenadores da Educação Infantil, Anos iniciais e Anos Finais, participaram de atividades na Casa da Merenda e na SEMED, com formação e oficinas, aplicadas de acordo com os campos de experiências. Também foram realizados diálogos pedagógicos acerca das competências e habilidades do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).
Na tarde da quarta-feira (24) e manhã da quinta-feira (25) as atividades foram destinadas aos diretores das zonas urbana e rural, que participaram de uma capacitação envolvendo a temática ‘Gestor também pesquisa: provoque-se a conhecer de verdade a sua escola e o contexto onde ela está inserida’.
Segundo a secretária municipal Educação, Tiana Tapety, as formações são importantes para haver coerência entre o que é teorizado e o que é praticado mensalmente nas escolas. “Educação de Primeira se faz com o trabalho e a dedicação de todos que fazem a Educação Municipal de Oeiras”, destaca.
As formações e os planejamentos foram norteados através do projeto Fortalecer para Crescer, lançado na segunda-feira, 22. Desenvolvido pela SEMED, o projeto tem o propósito de estimular a vivência coletiva e motivar gestores, professores e coordenadores das escolas para a busca de novos avanços nos resultados deste ano, quando alunos do 5º e do 9º ano serão avaliados pela Prova Brasil, um dos indicadores para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal avaliação da qualidade da educação no país.