Encerrado nesta quarta-feira, 27, o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) deixa um importante legado de valorização da ciência e tecnologia para Oeiras. Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o encontro capacitou cerca de 120 professores de Oeiras e de outros quatro municípios – Ipiranga, Santa Rosa, Colônia do Piauí e São João da Varjota – sobre ensino de astronomia e ciências espaciais.
Esta foi a 75ª edição do EREA, encontro que já foi realizado em diversas cidades do país. “Temos a satisfação de afirmar que este foi um dos melhores eventos que já realizamos, pela presença maciça de professores. Isso é muito prazeroso! A gente vem com um material para doar para os professores e é muito chato quando eles não comparecem”, elogia o professor e astrônomo João Canalle, coordenador do EREA.
Durante o evento, os professores conheceram métodos práticos de ensino de astronomia, participaram de oficinas para construção de modelos didáticos e montagem de foguetes, assistiram palestras e realizaram observações astronômicas. O EREA foi dividido em vários espaços – as palestras aconteceram no auditório da SEMED, as oficinas na Escola Municipal Juarez Tapety, o lançamento de foguetes ocorreu no Estádio Municipal Gérson Campos e as observações astronômicas no auditório da Universidade Estadual do Piauí, onde a organização do evento montou um telescópio digital itinerante, aberto à visitação dos participantes e de alunos das escolas da rede municipal.
Na tarde de quarta-feira, aconteceu a entrega dos certificados aos participantes, no auditório da Escola Municipal Juarez Tapety. Na ocasião, cada escola representada recebeu também uma luneta astronômica, chamada galileoscópio, para estudos e observações espaciais. Ao todo, foram distribuídas 40 lunetas, que vão auxiliar os professores que ministram aulas sobre os conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física.
O ato contou com a participação do prefeito José Raimundo, que se comprometeu a realizar investimentos para que os alunos das escolas municipais tenham experiências exitosas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Participando desde 2015, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.
Segundo o astrônomo João Canalle, de todas as medalhas que o Piauí conquistou na OBA, em 2018, 20% foram para escolas da rede municipal de Oeiras – um índice que supera até mesmo a capital, Teresina. “Parabenizo toda equipe da Secretaria pelo bom trabalho que estão fazendo, tirar o professor de sala de aula para ele vir ao evento, ser capacitado, e assim, voltar à sala de aula para dar uma aula melhor ainda. Motivando os alunos e estando mais preparado para exercer a sua função”, pondera o astrônomo e professor da UERJ.
Em consequência disso, o prefeito de Oeiras planeja a aquisição de um planetário digital para a cidade e realização de campeonatos municipais de lançamentos de foguetes, através da Secretaria Municipal de Educação.