Prefeitura promove curso de produção de derivados do leite para agricultores familiares em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu esta semana um Curso de Produção de Derivados do Leite. A capacitação aconteceu na Casa da Merenda e contou com a participação de agricultores familiares de diversas comunidades rurais de Oeiras.

Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura, afirma que o curso vai estimular a produção de derivados do leite em Oeiras e incrementar a renda dos agricultores familiares. “Nosso público-alvo são produtores rurais que têm potencial na bovinocultura de leite. Participaram do curso agricultores das comunidades Formosa, Caraíbas, Ipueira, Contentamento, entre outras. Nosso objetivo é que os produtores beneficiem o leite, agregando a ele mais valor, e colocando os produtos derivados no mercado local”, comenta.

“Oeiras tem uma bacia leiteira de grande potencial e nós estamos levando mais conhecimento técnico e tecnologias para agregar mais valor aos derivados do leite. Esse é nosso objetivo para fortalecer ainda mais a agricultura familiar nesta região. É mais um nicho que nós estamos apostando, que a é a bovinocultura de leite”, acrescenta o secretário Juvenal Souza.

No curso, os agricultores aprenderam como fazer o processamento e o preparo de alimentos derivados do leite, como queijos, queijos temperados, requeijão cremoso, iogurte, ricota, coalhada, bolos, entre outros laticínios. Além disso, conheceram regras de controle de qualidade de produtos e de processos na confecção de alimentos.

“Nosso curso é todo voltado para produção de queijos, bebidas lácteas e todos os derivados do leite com a visão de atender a agricultura familiar. Toda essa tecnologia de como produzir iogurtes, queijos temperados, queijos com doce, requeijão, queijo cremoso e bebidas lácteas eles aprenderam. É de grande importância esse curso e vai gerar renda, porque agrega valor. Estamos produzindo conhecimento na intenção de gerar renda para a agricultura familiar”, reforça o zootecnista e instrutor do Senar, Patrócolo Silveira.