Foi lançando na noite dessa terça-feira (26), no Cine Teatro Oeiras, o primeiro ensaio das amostras que fazem parte do projeto de Identidade Cultural de Oeiras que será realizado através de ícones. A finalidade da ação é que os produtos da Capital da Fé tenham uma marca e sejam reconhecidos em qualquer lugar do mundo. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e SEBRAE.
Pela manhã os artesãos participaram de oficinas tecnológicas. O espaço realizado através de consultores do SEBRAE evidenciou a identificação técnica do artesanato local, como também projeção deste segmento para que o mesmo faça parte da identidade cultural da cidade.
A equipe técnica deve estilizar a produção para que o artesanato oeirense assuma características particulares e tenha uma “cara” própria. O espaço de qualificação dos artistas locais que ocorreu no Solar das 12 Janelas.
Os espaços fazem parte de um projeto de concretização da identidade do artesanato de Oeiras que já vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre de 2014. Em maio, o workshop intitulado “Empreendedorismo, arte e religiosidade, agregando valor ao patrimônio material e imaterial em Oeiras” foi realizado para traçar um diagnóstico da produção local e para definir o trabalho que seria desenvolvido com os artistas da cidade para se obter um artesanato com a “Cara de Oeiras”.