Grande homenageado na 7ª edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR 2019, que acontece em novembro, o escritor Ilan Brenman visitou a cidade nesta terça-feira, 26, e participou de um bate-papo com cerca de 400 professores da rede municipal de ensino, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes.
Marcando oficialmente o início do ano letivo, o bate-papo com Ilan Brenman aconteceu no lançamento do projeto ‘Aprendendo Com’, que este ano tem como objeto sua obra. A FLOR é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos da rede.
Exímio contador de histórias, Ilan Brenman é considerado um dos mais importantes autores de livros infanto-juvenis do Brasil. Ganhador de diversos prêmios, ele tem mais de 70 livros publicados. Suas obras ultrapassam as fronteiras nacionais e são traduzidas em países como França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.
“É um prazer imenso, um privilégio, uma honra estar aqui em Oeiras. Fiquei fascinado em descobrir uma cidade que respira educação, uma cidade que sabe da importância que isso tem para o presente e para o futuro. Realmente, dá uma esperança. Faz tempo que eu não sinto essa sensação de “tem jeito, a gente pode mudar o país”. O caminho que Oeiras está tomando, acredito que é o caminho que outras cidades deveriam seguir. Oeiras está de parabéns”, pondera Ilan Brenman.
A professora Tiana Tapety destaca que a Educação de Oeiras tem dois pilares principais, a Alfabetização, desenvolvida no âmbito do projeto ‘Borboleta’, e a Leitura, promovida através do projeto ‘Aprendendo Com’. “É um projeto de que fomenta leitura, que desperta e forma leitores. A cada ano, estamos escolhendo autores que realmente tenham uma densidade de obras. Ilan vem contrapondo o que vivemos ano passado com Roseana Murray, que nos trouxe a poesia e subjetividade poética, então, ele traz para gente agora essa literatura do caos, do cotidiano, uma literatura infanto-juvenil da construção e de formação da criança, nas relações familiares, da existência humana, dos valores”, pontua a secretária municipal de Educação.
“Então, é um presente que nós estamos ganhando. Um escritor simples, mas de uma produção vasta, que nos dá, cada vez mais, elementos e fundamentos para trabalhar e despertar a leitura nos nossos alunos”, acrescenta Tiana Tapety.
“É mais um projeto ousado da Educação, que se reinventa a cada dia e, neste ano, vai estudar e vibrar com a literatura do Ilan Brenman, que vai culminar com as apresentações e produções que veremos na FLOR, em novembro, quando ele estará conosco novamente. Creio que fizemos uma excelente escolha ao homenagear o Ilan, que tem uma obra bem direcionada ao público infanto-juvenil, que é o foco do Ensino Fundamental”, comenta o prefeito José Raimundo.
Ilan Brenman é o sétimo escritor homenageado na Feira Literária de Oeiras, evento que já celebrou outros nomes importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017) e Roseana Murray (2018).