A campanha de vacinação contra Covid-19 em Oeiras foi tema de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na noite desta segunda-feira, 25. Na oportunidade, a enfermeira Katharine Dantas, coordenadora municipal de Imunização, detalhou a dinâmica da vacinação, que teve início no último dia 20 de janeiro, exclusivamente para trabalhadores de saúde.
Na semana passada, o município de Oeiras recebeu o primeiro lote de vacinas, contendo 325 doses da CoronaVac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. De 20 a 25 de janeiro, foram vacinados 278 trabalhadores de saúde dos seguintes serviços: Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Enfermaria e UTI Covid do Hospital Regional Deolindo Couto, UPA 24 horas e enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica.
Nesta segunda-feira, Oeiras recebeu 290 doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca, que serão destinadas para os trabalhadores do Hospital Regional, fiscais da Vigilância Sanitária, motoristas da VISA/ambulância/van do município, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da odontologia e trabalhadores dos laboratórios/clínicas envolvidas na coleta, análise e exames de imagem de casos suspeitos ou confirmados de Covid.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente, deliberativo e normativo do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A entidade é composta por 16 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre prestadores de serviços do SUS, trabalhadores da saúde e entidades representativas dos usuários.