Julho Amarelo: Manicures participam de oficina de combate às hepatites virais em Oeiras

Uma série de ações, testes rápidos e orientações referentes à campanha Julho Amarelo estão sendo intensificadas em Oeiras, ao longo desta semana, com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais. Nesta terça-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu uma oficina voltada para as profissionais que atuam como manicure e pedicure na cidade.

Na ação, realizada no auditório da Semusa, os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE), Coordenação de Imunização e Vigilância Sanitária abordaram as principais medidas para controle da transmissão da doença e adoção de medidas de prevenção, como o não compartilhamento de objetos suscetíveis de contaminação, como alicates e outros acessórios de manicure e pedicure.

Os profissionais de saúde frisaram que a doença é transmitida pelo sangue contaminado, que pode estar presente nos outros utensílios de trabalho das manicures, que receberam recomendações básicas de higiene e de procedimento, para que sejam evitados riscos à saúde dos clientes. O assunto foi ilustrado através de uma demonstração de boas práticas de manicure e pedicure, apresentada pela Vigilância Sanitária.

Além da oficina para manicures, as ações da campanha Julho Amarelo em Oeiras envolvem testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C e imunização contra Hepatite B na Penitenciária, realizadas terça e quarta-feira, 23 e 24; testes rápidos no Mercado Municipal Dona Lili, nesta sexta-feira, 26, e imunização contra Hepatite B no Hospital Regional Deolindo Couto, dia 31 de julho. Ao longo do mês, as ações de prevenção das hepatites virais estão sendo reforçadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, julho foi instituído por lei como mês para chamar atenção da luta contra as hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

“Ter em mente que o que faço, minha atividade, é um negócio e eu tenho que ver e tratar como empresa”,  diz a secretária de Indústria e Comércio, Carla Martins, que deu dicas de como empreender na profissão:

1.Compartilhar ideias: não se usa mais o jargão de que o segredo é a alma do negócio;

1. Conhecer o cliente
  2. Saber gerenciar seu próprio negócio.
  3. Ser formalizado: na informalidade o negocio não cresce
  4. Vida financeira organizada
  5. Saber separar despesas pessoais da empresarial
  6. Saber precificar minha prestação de serviço
  7. Saber negociar com fornecedores

Ao final da capacitação, as manicures receberam certificados.

Hepatites

A hepatite é a inflamação do fígado, que nem sempre apresenta sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. A vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual constituem-se na adoção de medidas de prevenção como o incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais, o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas e seringas, por exemplo.