7ª Expoeiras começa incentivando a agricultura familiar e gerando oportunidades em Oeiras

Começou oficialmente nesta sexta-feira, 24, no Parque de Exposições de Oeiras, a 7ª edição da Expoeiras. Considerado a maior feira agropecuária do Piauí, o evento contempla exposições, competições, palestras, leilões, julgamentos de caprinos e ovinos, shows musicais e atrai um grande número de produtores rurais, criadores de animais, empresas e visitantes.

O incentivo à agricultura familiar e ao produtor rural é a essência da Expoeiras. Como acontece desde as primeiras edições, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, destinou um espaço especial para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Derivados de caju, produzidos em cinco assentamentos da zona rural de Oeiras – Mocha, Chapada do Fio, Nova Terra (Marreiros), Faveira do Horácio e Boa Esperança – ganharam destaque no evento, gerando oportunidades para os produtores rurais.

Usando a criatividade, os agricultores conseguiram aproveitar o grande potencial de exploração econômica do caju, produzindo e comercializando cajuína, doces variados, geleia, coxinha, bife, farofa e creme de caju. A agricultora Ozeni Custódio preparou para o evento uma variedade de produtos feitos à base do caju. “Trouxe a coxinha recheada com a carne de caju, o doce de caju, a rapadura de caju, o quebra-queixo de caju e o creme de caju”, cita a agricultor do Assentamento Mocha.

No assentamento Nova Terra, a produção de caju e seus derivados fica a cargo de cinco famílias de agricultores. “Nós trouxemos cajuína, doces, bife e a farofa do caju. Estamos vendendo produtos que vão de R$ 1 até a caixa de cajuína, que custa R$ 48”, explicam as agricultoras Aparecida e Jovita.

A agricultora Maria Ocília, do Assentamento Chapada do Fio, também levou uma grande quantidade de produtos para comercializar no evento. “Fizemos uma parceria com a Secretaria de Agricultura e está dando certo. Já vendemos três caixas de cajuína”, diz a trabalhadora rural, informando que sua família produziu mais de 500 garrafas de bebida para levar ao evento.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, a produção é resultado do trabalho contínuo da gestão municipal, no desenvolvimento sustentável da cajucultura na zona rural do município.

Entrega de kits de irrigação

????????????????????????????????????

O fomento à agricultura irrigada também figura entre as prioridades da Prefeitura de Oeiras na Expoeiras. Na manhã desta sexta, o prefeito José Raimundo e o coordenador da Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR), B.Sá, realizaram a entrega de kits de irrigação para agricultores familiares e associações de produtores rurais das comunidades Chupeiro, Piquizeiro, Casa Nova, Contentamento e Contentamento dos Avelinos.

Segundo Zé Raimundo, o intuito é aumentar a produtividade nas áreas irrigadas, estimulando a sustentabilidade ambiental na zona rural. O prefeito também participou da distribuição de sal e vermífugo para agricultores de Oeiras

Palestras, leilão e shows musicais

O evento foi permeado por palestras, que aconteceram durante todo o dia pautando diversos temas, como Controle da verminose e mal do caroço/ Peste suína clássica, proferida pelo médico veterinário Jefferson Luís, do Serviço de Inspeção Municipal; uso da energia solar para produção agrícola, Como empreender no campo e Energias renováveis na agricultura familiar, entre outros temas.

Na parte noturna acontecem o Leilão Estrelas da Nordestina – Dorper & White Dorper e os show musicais, animados pelas bandas Garotos do Forró, Bil Balla, Zé Cantor, Léo Cachorrão, David Ostentação.

????????????????????????????????????