Solar das 12 Janelas recebe estudantes das escolas municipais de Oeiras na 21ª Semana Nacional de Museus

O Solar das Doze Janelas recebeu entre 17 e 19 de maio dezenas estudantes das escolas municipais de Oeiras, nas conversas de fim de tarde, que debateram temáticas relacionadas à 21ª Semana Nacional de Museus. A programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Bastante animadas, interativas e participativas, as conversas tiveram como foco principal a sustentabilidade e bem-viver. Na última sexta-feira, 19, o tema da vez foi “Convivência e potencialidades do semiárido”, debate que foi encampado pela técnica do CEFAS, Madalena Vieira, e pelo zootecnista da EFADE, Adevaldo Santos.

Na quinta-feira, 18, o assunto foi “Credo e superstições: uma vivência sobrenatural nos sertões”, com a condução das professoras Socorro Barros e Tátilla Inês. Na quarta-feira, a professora Wanderleia Sousa conversou com o público estudantil sobre as “Ideias para adiar o fim do mundo”, inspiradas pelo líder indígena e escritor, Ailton Krenak.

Exposição

Além dos bate-papos, o Solar das Doze Janelas também está recebendo a exposição “Floresta Branca: vida e resistência no sertão profundo”, do fotógrafo Faulkner Sá. A exposição fica aberta à visitação até 30 de junho e ajuda a promover a conexão com a natureza, fortalecer a identidade local e a participação cidadã.