O Carnaval da Gente movimentou a cena cultural, gerou renda, fortaleceu a cultura popular e proporcionou momentos de alegria e animação para a população oeirense.
A programação carnavalesca, promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Juventude, teve início na última sexta-feira, 17, com o Corso da Gente, que contou com a participação de centenas de foliões, percorrendo as principais ruas da cidade, desfilando energia e irreverência.
No sábado, 18, a pulsação dos paredões e a energia da galera deram o tom ao Esquenta da Gente, o evento que reuniu centenas de brincantes e amantes do som automotivo na extensão da Avenida Rui Barbosa. “Esse é o primeiro encontro do som automotivo de Oeiras”, lembra o secretário municipal de Juventude e organizador do evento, Júnior Miranda.
“Para nós que somos ambulantes, só temos a ganhar. A cidade ganha, o comércio ganha. Ficamos muito agradecidos com a administração e organização da festa”, celebra Mitonho, vendedor ambulante.
De domingo até a terça-feira de Carnaval, o povo e os artistas oeirenses fizeram a festa, na Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio), no Palco da Gente, por onde passaram os artistas e grupos musicais: Quarteto do Samba, Bia Vasconcelos, Samuel Costa – o swing eletrônico, Kell e Michel Pimentel, David Ostentação, Beto Rossi, PJ e Garotos do Forró e Alan dos Teclados.
“Estou feliz demais por estar participando desse momento tão rico para a cultura de Oeiras, onde se valoriza os artistas da terra e ser uma das convidadas é muito gratificante”, festeja a cantora Bia Vasconcelos.
As apresentações musicais foram custeadas com recursos do Fundo Municipal de Cultura, instrumento público de incentivo e valorização da cultura oeirense. “Fizemos durante esses dias todos uma grande festa para o povo de Oeiras”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, antecipando que a edição 2024 do Carnaval da Gente será “maior e melhor”.