Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, a enfermeira Geórgia Salanne participou, nos dias 19 e 20 de outubro, de um treinamento no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, sobre tele-espirometria para suporte ao atendimento de doenças pulmonares crônicas na Atenção Primária à Saúde.
O treinamento é uma iniciativa do Ministério da Saúde e teve adesão do município de Oeiras. O principal objetivo é oferecer ferramentas que auxiliem a continuidade do cuidado aos pacientes com doenças crônicas na Atenção Primária, envolvendo a capacitação de profissionais de saúde e ofertando suporte às decisões clínicas das equipes por meio de tutoria com especialistas.
O projeto faz parte da constatação das autoridades de saúde de que as doenças respiratórias, como asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), estão entre as principais causas de morte e incapacidade no mundo. Além disso, a Covid-19 surgiu como uma doença respiratória altamente infecciosa que pode acarretar alterações pulmonares significativas.
Em Oeiras, os dados de óbitos por causa respiratória chamam a atenção – nos últimos cinco anos, foram registradas 116 mortes.
Além do treinamento, o município de Oeiras recebeu uma máquina para a realização da espirometria, exame de função pulmonar mais comum para avaliar a saúde dos pulmões, utilizado para ajudar a diagnosticar e tratar várias doenças respiratórias.
Agora, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a capacitação dos profissionais para implementação do serviço no município de Oeiras, ampliando a resolutividade na Atenção Básica, proporcionando soluções que garantam o acesso dos pacientes a métodos diagnósticos e assegurando melhorias na qualidade da assistência.
Em breve, o exame será oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rosário. Os laudos serão encaminhados para análise dos médicos pneumologistas do Hospital das Clínicas da UFMG.