Pondo em prática os conhecimentos adquiridos nas capacitações do Educanvisa, as escolas da rede municipal de ensino de Oeiras estão desenvolvendo ações com os alunos acerca das temáticas do projeto, como forma de disseminar mais conhecimentos sobre saúde, no que diz respeito ao uso adequado de medicamentos, alimentação saudável, prática de melhores hábitos de vida e formação de uma consciência crítica quanto à influência da propaganda no consumo de produtos sujeitos ao controle sanitário.
Na semana passada, a Escola Municipal Francisco Quirino, no Bairro Rosário, realizou uma mobilização dentro do eixo Educação e Saúde do projeto Educanvisa. A ação aconteceu através de uma caminhada, organizada pelos professores e pela coordenação pedagógica da escola, que envolveu todos os alunos do turno da manhã.
Durante a caminhada, os alunos expuseram cartazes, confeccionados nas aulas de Ciências, e junto com os professores, recolheram o lixo que foi encontrado pelas ruas em torno da escola. O objetivo da ação foi despertar a comunidade para a importância da preservação ambiental e do manejo correto dos resíduos sólidos urbanos.
O Educanvisa é uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destinada à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. A proposta é que os estudantes orientem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades desenvolvidas.