As capelas de Passos estão intimamente ligadas à cultura religiosa presente em Oeiras e nos oeirenses. Elas são abertas ao público apenas uma vez por ano, na romaria de Bom Jesus dos Passos, ocasião em que ficam enfeitadas com flores para receber a visita de milhares de romeiros durante a procissão.
Na quinta capela – conhecida popularmente como Passo de Julica –, além das flores de passo é possível encontrar também uma obra de arte: o quadro “Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz”, originalmente pintado pelo artista oeirense, Benedito Amônico de Freitas – mais conhecido como Burane (1886-1957).
Danificada pela ação do tempo, a obra está passando por um processo de restauração e nesta quinta-feira, 21, dentro da programação cultural da Semana Santa de Oeiras, ganhou uma réplica, assinada pelo artista, Moisés Rêgo. O ato da entrega do quadro contou com a presença de membros das famílias Mendes Albuquerque e Freitas, que cuidam do Passo de Julica, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, e equipe da Secult.
O trabalho de restauração da obra original está a cargo da professora Elenilse Mourão e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Cultura, financiada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, que breve será concluído.