Teve início na manhã desta terça-feira (22) as oficinas do I Festival de Bandolins de Oeiras. Os cursos estão sendo realizados no Espaço Cultural Solar das 12 Janelas e são ministrados simultaneamente pelos renomados músicos Josué Costa e Robertinho Chinês.
Os dois professores são bastante conhecidos no que fazem. Josué Costa é um músico apaixonado por violão e se profissionalizou no ramo desde 2004, quando participou de um Festival de Violão onde foi laureado como o primeiro lugar. “Sem o violão eu não sei o que seria. Ele transformou minha vida de uma maneira super bacana”, destaca.
Já o bandolinista Robertinho Chinês é tido como garoto prodígio do cavaquinho e bandolim ao tocar, de igual para igual, com grandes mestres do choro. Natural de São Luís do Maranhão, desde muito menino foi influenciado pelo pai, que é grande apreciador do samba de raiz. Atualmente é uma das principais referências no seu segmento musical.
A vinda desses músicos à cidade de Oeiras reafirma a tradição musical da cidade, sobretudo com instrumentos de corda, como é o caso do bandolim. A primeira capital do Piauí é conhecida nacionalmente por resguardar a paixão por esse instrumento musical, tendo revelado um grupo de musicistas que firam do bandolim uma identidade cultural do município.
O Primeiro Festival de Bandolins de Oeiras é o primeiro passo para criar novos públicos com gosto pela música popular brasileira, bem como repassar a arte de fazer música para as novas gerações. O evento pioneiro pretende fazer de Oeiras nos próximos anos num grande destino de músicos de instrumento de corda.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Oeiras, da Secretaria Estadual de Cultura do Piauí e da Orquestra Sinfônica de Teresina. Durante os dois dias, serão feitas abordagens teóricas e práticas, ressaltando o trabalho dos principais protagonistas do violão e do bandolim, sua evolução, assim como o repasse das principais técnicas em relação a cada um.