Com o objetivo de fortalecer e consolidar a atividade turística em Oeiras, o prefeito José Raimundo deu posse nesta sexta-feira, 21, aos membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A solenidade aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal e, além do prefeito, contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira; do deputado estadual, Bessah; e do vereador Espedito Martins, representando o Poder Legislativo.
O COMTUR é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo que trabalha pelo fomento do turismo e implementação da política municipal do setor. Sua função é contribuir com as ações de promoção e defesa do patrimônio turístico e conscientização sobre a importância do turismo como atividade econômica, além de propor políticas públicas de desenvolvimento do setor, a partir de iniciativas governamentais e/ou em parceria com agentes privados.
O Conselho é formado por representantes de vários segmentos da sociedade, em especial, setores ligados ao turismo, com a finalidade de acompanhar o andamento das políticas públicas e atividades turísticas realizadas no município, auxiliando também no direcionamento das decisões de maneira mais adequada e assertiva.
“Esse conselho é uma ferramenta obrigatória, exigida pelo Ministério do Turismo, aos município, além dos planos municipais de turismo. Dentro de um prazo, somente os municípios que possam conselho vão poder concorrer à editais e a captar recursos do Ministério do Turismo. Então, é um avanço nesse segmento que conta também com o empreendedorismo da iniciativa privada e aqui tivemos representantes de várias áreas, como hotelaria, gastronomia, artesãos, espaços culturais e museus e representantes também do poder público. Acreditamos que com essa ferramenta ficará mais fácil concorrer a editais e buscar investimentos para este setor no município de Oeiras”, ressalta o secretário municipal de Cultura e Turismo.
Na ocasião, o prefeito de Oeiras assinou o termo de adesão do município ao Programa de Regionalização do Turismo, que tem o propósito de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país.