O município de Oeiras tem se destacado cada vez mais em seus mecanismos de transparência durante a pandemia da Covid-19. É o que mostra um panorama elaborado e publicado pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI).
O levantamento, feito em junho de 2020, leva em consideração o Portal da Transparência, que avalia a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia do novo coronavírus publicadas pela Prefeitura de Oeiras em seus portais oficiais.
Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado uma série de ações para proteger a população oeirense e preservar a saúde pública. Entre elas está a implantação da Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, a aquisição de mais de 1.000 testes rápidos para rastreamento dos casos e instalação de totens com dispenser de álcool em gel em pontos de grande fluxo de atendimento e circulação de pessoas na cidade.
Outras estratégias adotadas pela Prefeitura de Oeiras para reforçar o enfrentamento ao coronavírus viraram modelo para todo o Piauí, como a instalação de tendas e grades para garantir o distanciamento social em instituições bancárias e a implantação de pias em espaços com grande fluxo de pessoas para favorecer a higienização das mãos da população. As medidas foram replicadas em diversas cidades do Estado, entre elas, Teresina, Floriano e Campo Maior.
A Administração Municipal também confeccionou e está realizando a entrega de mais de 20 mil máscaras de tecido para a população oeirense e investiu na aquisição de novos equipamentos de pulverização para reforço das ações de sanitização de espaços públicos da cidade.
Confira o levantamento: Portal.COVID