Prefeitura de Oeiras lança projeto de saúde para combater obesidade

É cada vez mais maior o número de pessoas que atingem a faixa da obesidade, uma grande preocupação para as instituições de saúde.  A obesidade é causada por um “desbalanceamento” entre as calorias que são consumidas nos alimentos e as calorias que são gastas pelo indivíduo para o organismo funcionar.

Diante dessa realidade a Prefeitura de Oeiras idealizou e está colocando em prática o projeto “Vigilantes do Peso”, que busca orientar e, acima de tudo, promover atividades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, diminuindo assim o índice de pessoas que estão com sobrepeso e possam sofrer consequências no município de Oeiras.

Nesta última terça-feira (16) foi realizado no Cine Teatro Oeiras um encontro com profissionais da saúde e entusiastas da qualidade de vida, momento oportuno onde foram apresentadas todas as diretrizes do projeto pela Secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas. A gestora evidenciou que o projeto é resultado de uma preocupação com o número acentuado de obesos na sociedade. ”Não podemos fechar nossos olhos para esse problema, temos que estar cada vez mais presentes, dando orientações, incentivando a reversão desses casos e, acima de tudo, procurar elevar ainda mais a autoestima dessas pessoas”, destacou Auridene Freitas.

O evento contou ainda com a palestra do professor e doutor Kelson Gomes, que é também chefe da unidade de reabilitação do Hospital Universitário Federal do Piauí. Em sua fala, revelou informações pertinentes com relação à artrite, além de fazer uma importante reflexão acerca da busca por uma qualidade de vida, no sentido de afugentar problemas como a obesidade.

Quem também falou aos presentes foi o fisioterapeuta Rondnelly Camarço. O profissional vem há alguns anos mobilizando a sociedade oeirense a ter uma vida mais saudável. O fisioterapeuta tem dinamizado diversas praças da cidade com grupos de homens e mulheres que fazem desses espaços uma verdadeira academia.

Em sua fala, Rondnelly transpareceu a importância dessas atividades para a cidade de Oeiras, destacando ainda do comprometimento da gestão municipal para o cumprimento desta proposta. Na ocasião, conclamou os demais profissionais da saúde a aderirem a esse ideal. Bastante aplaudido, o fisioterapeuta é uma das principais referências na região na busca pela contenção da obesidade.