A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, esta participando do programa Justiça Itinerante em Oeiras, realizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí. As atividades dos profissionais da justiça estão sendo prestadas na Praça da Vitória, centro da cidade, desde a última segunda-feira (15) e seguem até esta sexta-feira (19).
O Programa Justiça Itinerante é um projeto com o propósito de facilitar o acesso à Justiça a todos que residem em municípios ou em locais afastados da sede da comarca, mediante a realização de audiências e outras funções da atividade jurídica.
Uma das ações desenvolvidas que mais tem atraído a população é o teste de paternidade de reconstituição, ou seja, quando o suposto pai é falecido, a determinação da paternidade pode ser feita através da reconstituição do seu perfil genético, através de um parente de primeiro grau.
Diante da demanda, que já ultrapassa mais de 60 testes em andamento, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os serviços prestados pela técnica em enfermagem Zildete Nunes, que faz a coleta de sangue para a realização do exame.
O prazo da entrega do resultado do teste é entre 45 a 60 dias após a realização do mesmo, visto que todo material colhido será levado à Teresina, para o Laboratório Central do Piauí (LACEN), onde todo o procedimento será feito de maneira gratuita.
A gestão do Prefeito Lukano Sá está sempre buscando fazer parcerias na procura de melhor atender às necessidades da população. A administração municipal acredita que receber em Oeiras o Programa Justiça Itinerante só vem contribuir e facilitar a situação de muitos oirenses que até então se encontravam impossibilitados de resolver seus problemas junto ao poder judiciário.