A Prefeitura de Oeiras realizou entre os dias 09 e 11 de dezembro as ações inerentes à II Semana do Bebê. Esta ação é uma mobilização social apoiada pela UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Na ocasião, a nutricionista Erica Moura fez um apanhado geral dos cuidados integrais à saúde da criança que vem sendo realizado no município.
Dentro da programação do evento ocorreram diversas atividades, dentre elas a Oficina de Massagem Terapêutica para mães e bebês, realizada pelas fisioterapeutas Lorena Moura e Valeria Soares. Ocorreu ainda o “mamaço”, ação realizada pelo fonoaudiólogo Gilson Miranda, no intuito de conscientizar para a importância do aleitamento sem preconceitos.
O evento contemplou ainda os participantes com rodas de conversa com temas diversificados. A psicóloga Aline Martins trabalhou em sua fala sobre a identificação de sinais de violência na primeira infância, tema bastante pertinente nos dias atuais, enquanto a assistente social Adriele Fontes falou sobre os direitos da gestante. Para as futuras mães presentes foi um momento de troca de informações e de aquisição de conhecimento para serem colocados em prática no dia-a-dia.
Na última parte do evento as atividades ficaram concentradas na Creche Mãe Tança, localizada no bairro Várzea. Dentre as ações desenvolvidas estiveram a de puericultura compartilhada (atualização do calendário vacinal, suplementação de vitamina A e sufato ferroso e a avaliação da curva de crescimento). Ocorreu ainda momento de educação sobre saúde bucal e aplicação de flúor e uma das atividades mais importantes foi a oficina sobre alimentação saudável para mães das crianças da referida creche.
Segundo a enfermeira Alexandra Fontes, uma das organizadoras do evento, essa mobilização social é fundamental par sensibilizar a população quanto à importância do cuidado com os bebês, além de garantir que as crianças tenham seus direitos assegurados, não só na Semana do Bebê, mas por todo o sempre.
“A Semana do Bebê representa um momento importante para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e aos adolescentes o direito a uma vida saudável. Com o evento, municípios têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho”, pontuou Alexandra Fontes.