Animais, paisagens e plantas típicas da caatinga são os destaques da exposição “Floresta Branca: vida e resistência no sertão profundo”, do fotógrafo Faulkner Sá, aberta nesta terça-feira, 16, no Solar das Doze Janelas.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a exposição integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, lembrando que as instituições museais podem contribuir para a educação, a sensibilização ambiental e a compreensão da questão climática global.
A exposição está recebendo a visita dos alunos das escolas municipais e ajuda a promover a conexão com a natureza, fortalecer a identidade local e a participação cidadã, tornando-se, assim, importante aliada na luta pela sustentabilidade a partir da concepção de “bem-viver”.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal e órgãos do poder público, como o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Programação – 21ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
16/05 – 9h
Abertura da Exposição “Floresta Branca: vida e resistência no sertão profundo”, de Faulker Sá. Trabalho ficará em exposição até 30 de junho.
17/05 – 17h às 18h
Conversa de fim de tarde com o tema: “Ideias para adiar o fim do mundo” – Professora Wanderleia Sousa
18/05 – 17h às 18h
Conversa de fim de tarde com o tema: “Credo e superstições: uma vivência sobrenatural nos sertões” – Professoras Socorro Barros e Tátilla Inês.
19/05 – 17h às 18h
Conversa de fim de tarde “Convivência e potencialidades do semiárido” – Madalena Vieira (Técnica do CEFAS) e Adevaldo Santos (Zootecnista da EFADE).