O Conselho Municipal de Saúde de Oeiras realizou na noite desta quarta-feira (15) a eleição para a formação da diretoria do biênio 2015-2017. O evento contou com a presença de profissionais e representantes de instituições ligadas aos serviços de saúde da cidade, além de convidados de maneira geral.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de controle social criado pela Lei 1.454/93 e reúne setores do governo, da sociedade civil, trabalhadores e instituições da área da saúde. Sua proposta é poder discutir e apontar soluções para a saúde no município, gerido pelo prefeito Lukano Sá. Assim, todos os segmentos têm a oportunidade de apresentar sugestões, críticas e propostas para melhorar a qualidade do atendimento para toda a população.
Na ocasião foram eleitos 32 representantes, sendo 16 titulares e 16 suplentes, representando quatro segmentos: usuários do SUS, governo, profissionais da saúde e prestadores de serviços da saúde. Logo após foi realizada a eleição da mesa diretora, que será presidida pelo enfermeiro Lemontier Martins de Sousa, tendo como vice Maria Medianeira Silva e secretária executiva a técnica Albina de Sousa Brandão.
Para o presidente Lemontier Marins, que foi reeleito durante o evento, um dos maiores desafios para quem ocupa este cargo é instigar os demais profissionais a fazerem parte desse conselho, validando assim os seus objetivos, pois esta instituição pode interferir no planejamento e avaliar as ações da saúde.