Fortalecendo ainda mais a assistência à saúde da população oeirense, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, definiu uma nova rotina de funcionamento para a Unidade Covid-19. A partir de 15 de agosto, o centro passará a funcionar também aos sábados e domingos, das 7h da manhã às 7h da noite. O objetivo é ampliar a oferta de atendimento e reforçar o enfrentamento ao coronavírus em Oeiras.
Inaugurada em maio, a Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde tornou-se a principal referência para atendimento de pessoas com síndromes gripais e sinais suspeitos da Covid-19 no município. Em três meses de funcionamento, o centro de referência já realizou milhares de atendimentos clínicos, garantindo o diagnóstico precoce e a recuperação de mais de 600 oeirenses.
Mapeamento de casos
A unidade contabiliza a aplicação de milhares de testes rápidos, que auxiliam no mapeamento dos casos de coronavírus no município. Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu testes de antígenos, que permitem detectar o vírus na fase inicial da doença, contribuindo para garantir o isolamento precoce dos pacientes.
O teste rápido de antígeno está disponível na Unidade Covid-19 e pode ser feito entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. O exame é realizado a partir da coleta da secreção do nariz do paciente. O resultado sai em 20 minutos.
A aplicação do teste de antígeno na Unidade Covid-19 segue critérios estabelecidos pelo protocolo do centro de referência para atendimento aos pacientes suspeitos da doença. Sendo assim, conforme avaliação e indicação médica, os grupos que deverão realizar o teste rápido de antígeno serão:
– Idosos com estado geral comprometido;
– Pacientes com comorbidades descompensadas;
– Pacientes com clínica sugestiva de Covid e com teste sorológico negativo;
– Profissionais de saúde assintomáticos, e teste sorológico IgG Positivo.