Fortalecendo o atendimento remoto da população durante a pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), adquiriu aparelhos celulares para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais dispositivos, como CAPS I, CAPS AD, NASF e CTA/SAE. Os smartphones vão promover o atendimento clínico por telefone, chat on-line e WhatsApp, facilitando o serviço de acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
O investimento faz parte da estratégia da Prefeitura de Oeiras para reforçar a assistência à população e reduzir a propagação do coronavírus e os impactos indiretos causados pela pandemia, como o adiamento de atendimentos relacionados a outras doenças, principalmente patologias crônicas. Segundo a Semusa, desde o mês de março, em virtude das medidas de isolamento, os atendimentos nos estabelecimentos de saúde do município oscilaram de 13.810 atendimentos entre janeiro e março, para 5.310 atendimentos de abril a junho, o que corresponde a uma redução de 8.500 atendimentos.
O município de Oeiras está em processo de implantação do Consultório Virtual da Saúde da Família, onde pacientes poderão ser atendidos de acordo com as condições crônicas e outros problemas. Com isso, os profissionais de saúde da Atenção Básica vão poder realizar teleconsultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão e diabetes, entre outras condições, de forma ágil, cômoda e segura.