O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Oeiras iniciou nesta quarta-feira, 12, as ações do “Julho Amarelo”, campanha nacional de combate e prevenção às hepatites virais.
A campanha foi iniciada na Penitenciaria Regional de Oeiras, onde a equipe do CTA/SAE realizou gratuitamente 25 testes rápidos para as Hepatites B e C, Sífilis e HIV nos detentos da unidade. Essa foi a primeira das três quartas-feiras do mês em que serão ofertados os testes no local, o objetivo é testar 100% dos confinados que tiverem interesse.
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites virais B e C, a campanha Julho Amarelo enfatiza a importância do teste rápido para as hepatites B e C, e também realiza orientações e aconselhamentos por meio dos profissionais da saúde.
O teste rápido para detecção de hepatites virais é realizado ao longo de todo o ano, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE), de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.
Veja a programação das atividades do Julho Amarelo do CTA/SAE:
Data: 20/07/2017 (Tarde) 14:00hs – 17:00hs
21/07/2017(Manhã) 08:00 – 11:00hs
– Tema: Importância do uso dos EPI’s como método de proteção contra Hepatites, bem como sobre como identificar os sinais da Doença, seu diagnóstico e tratamento.
Público Alvo: Técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal
Local: Auditório da SEMED
Data: 20/07/2017 (Manhã) 08:00hs – 11:00hs
– Tema: Hepatites Virais: O que são, como identificar e como orientar a população
Público Alvo: Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
Local: Auditório da SEMED
Data: 22/07/2017 (Manhã-Sábado) 08:00hs – 11:00hs
– Tema: Importância do uso dos EPI’s como método de proteção contra Hepatites, bem como sobre como identificar os sinais da Doença, seu diagnóstico e tratamento.
Oferta de Testes-Rápidos
Público-Alvo: Profissionais Inseridos na Secretaria Municipal de Obras
OBS: A ação será desenvolvida em parceria com a Coordenação de Imunização, NASF e Coordenação do SISVAN.
Local: UBS de Oeiras Nova