Mais de 300 homens foram atendidos nesta quinta-feira, 09, no Mercado Dona Lili pelos serviços alusivos à campanha Novembro Azul, oferecidos pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Na ocasião, o público masculino teve acesso a avaliação nutricional e índice de massa corporal – IMC; aferição de pressão arterial; teste de glicose; avaliação bucal; orientação sobre combate ao tabagismo; vacinação; exame de próstata – teste PSA e consulta médica com solicitação de exames de rotina.
As atividades aconteceram durante toda a manhã e também no turno da noite, estratégia adotada para ampliar o público atendido. Na parte noturna, além dos serviços, o público masculino participou de uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata e pênis, ministrada pelo médico Deolindo Ferraz.
Focada na atenção integral à Saúde do Homem, a campanha Novembro Azul tem o objetivo de mobilizar a população masculina para a necessidade de realizar exames e consultas periódicas, sensibilizando os homens sobre importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata e de outras doenças. A programação da campanha se estende por todo o mês, com atividades estratégicas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, comenta que a ação no mercado faz parte de uma estratégia da Semusa de descentralizar os serviços oferecidos na campanha. “A cada ano procuramos inovar e fazer diferente como uma forma de conseguir atrair o público masculino. A clientela do sexo feminino já tem uma facilidade maior e, em relação ao homem, estamos sempre procurando políticas novas, atrativas, estratégias de trabalho diferenciadas para que tenhamos a condição de estar aproximando este público”, explica a secretária.
Auridene lembra que as ações do Novembro Azul estão sendo desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. “Queremos atrair o homem para a unidade de saúde durante a sua rotina, não apenas neste momento. Pretendemos intensificar a campanha no sentido de despertar o público masculino para a necessidade de visitar mais os serviços de saúde”, pontua a secretária.
Durante todo o mês, as UBSs terão horários alternativos de atendimento, com alguns serviços sendo disponibilizados no turno da noite para facilitar o acesso do público masculino às ações. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) ficará aberto todas as quintas-feiras de novembro até as 20h, realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.