Oeiras sediou nesta quarta-feira, 09, o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020). O evento aconteceu no Centro de Diocesano Dom Expedito Lopes e capacitou mobilizadores, articuladores do projeto e presidentes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de 30 municípios piauienses.
Aberta pela professora Inês Martins, articuladora do Selo Unicef em Oeiras, a capacitação contou com a participação das secretárias municipais Tiana Tapety (Educação), Vanessa Reinaldo (Assistência Social) e Heloísa Helena (Juventude). No ato, a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, foi representada pela coordenadora de Saúde da Mulher, Alexsandra Fontes.
No encontro, foram abordados diversos temas, entre eles: a metodologia de agrupamento dos municípios para monitoramento dos indicadores sociais; apresentação da linha de base dos municípios, apresentação da plataforma virtual do Selo Unicef; Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs), além dos procedimentos e cronograma para a realização do 1º Fórum Comunitário.
“Estamos dando continuidade aos temas do 1° Ciclo de Capacitação, que aconteceu no final do no passado, quando apresentamos a nova metodologia do Selo Unicef para todos os municípios. Então, desta vez, estamos recebendo conselheiros de Diretos, articuladores e mobilizadores de adolescentes e outras autoridades, para aprofundar mais o entendimento dos mesmos sobre a metodologia e apresentar algumas ferramentas, que vão úteis para essa troca permanente ao longo da edição, com o Unicef”, comenta Jane Santos, coordenadora técnica do Unicef.
Também participaram da solenidade o Coral Boa Semente e o Corpo de Baile, ambos formados nos Núcleos de Cultura das escolas da rede municipal de Oeiras.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.