Dois meses depois de nascer e receber o título de bebê-prefeito, o pequeno Pedro Artur recebeu novas visitas. No último dia 26, a nutricionista Márcia Estevão e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, estiveram na casa do bebê, no Bairro Rosário.
Pedro Artur foi a primeira criança oeirense a nascer durante a campanha Semana do Bebê 2017 e, por isso, escolhido para receber a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito. Para a escolha, alguns critérios foram observados: a frequência de consultas de pré-natal realizadas pela mãe durante a gestação, vacinação completa e nascimento de parto normal, entre outros.
“O bebê apresenta um excelente crescimento e desenvolvimento. Está com 2 meses, em aleitamento materno exclusivo e pesa mais 5kg”, avalia a nutricionista, Márcia Estevão, informando que a criança está recebendo acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rosário, garantindo o seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Ele permanecerá com o título de bebê-prefeito até dezembro de 2018, quando o título será repassado para outra criança que se enquadre nos critérios.
O bebê-prefeito é uma mobilização social incentivada pelo UNICEF e realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para as questões da primeira infância e garantir a promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês.