Integração de políticas públicas, recursos e informações. Esta é a fórmula do desenvolvimento socioeconômico realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em Oeiras. Segundo a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, o modelo estabelecido na cidade é exemplo para os 224 municípios piauienses.
Com o projeto SASC Integração, foi criada uma Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) exclusiva, com informações em tempo real, inteligência estratégica e compartilhamento de recursos, oportunizando uma gestão moderna para o município de Oeiras
A implantação da plataforma SASC Integração trouxe uma transformação na gestão social e na cidadania. Com a nova ferramenta é possível a criação do Cadastro Social Integrado, prontuário eletrônico de cada família cadastrada, além do monitoramento das políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal.
“O sistema facilitou muito na organização das atividades dos CRAS e CREAS, agilizando atendimentos, aumentando dessa forma a capacidade de armazenamento de informações, além de contabilizar a quantidade exata de pessoas atendidas em cada dispositivo rapidamente e em tempo real”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo.