O município de Oeiras participou nesta segunda-feira, 06, de um evento promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), sobre a Busca Ativa Vacinal (BAV). Na ação, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), em Teresina, estiveram presentes, a articuladora do Selo UNICEF, professora Francisca Inêz; a coordenadora operacional da BAV, enfermeira Katharine Dantas; e a mobilizadora da Educação, professora Luciana Marques.
O encontro visa contribuir para a identificação de crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas, estabelecer estratégias para monitoramento e acompanhamento da situação vacinal deste público-alvo, além de desenvolver capacidades, habilidades e troca de experiências de profissionais e gestores para o fortalecimento da rede de imunização nos municípios.
A apresentação da estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), desenvolvida pelo UNICEF, tem também o objetivo de apoiar os municípios na garantia das coberturas vacinais preconizadas pelo Ministério da Saúde na proteção de crianças. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras, fortalecendo a rede de garantia de direitos.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.