A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), realizou na manhã desta sexta-feira (05) o dia “D” da Campanha de Vermifugação e Mineralização de Ovinos e Caprinos de 2014. O evento, que foi realizado no Ginásio Poliesportivo Santaninha, contou com a presença de autoridades e cerca de 600 produtores rurais cadastrados na SEMA.
A campanha consiste em conscientizar sobre a importância de manter a qualidade do rebanho, e na oportunidade foram prestadas orientações técnicas em manejo sanitário, alimentar e produtivo, além de doação de vermifugo e sal mineral. O espaço teve início com a fala do Secretório de Agricultura, Jonas Alves, que chamou a atenção para a qualificação dos produtores de ovinos e caprinos para melhorar a produção e mantê-la distante de problemas comuns neste seguimento, como é o caso das verminoses.
“Nas nossas pesquisas identificamos que a verminose é um dos principais problemas enfrentados pelos criadores e por sua vez o impacto maior desse problema recai sobre a diminuição da qualidade dos animais, reflexos esses que se podem ser percebidos na carne e no leite de má qualidade. Diante desse diagnostico é que motivamos os criadores de nossa região a fazer a vermifugação e mineralização, na tentativa de mantermos a qualidade dos produtos derivados dessas criações”, destacou o Secretário.
Durante sua fala, o Prefeito Lukano Sá, chamou atenção para o fato do evento ser uma proposta iniciada no ano de 2009, ainda da gestão do seu pai Dr. B. Sá, mas que foi ganhando força e confiança do trabalhador rural durante todos esses anos. Para o gestor, este tipo de vento aproxima o conhecimento técnico para juto dos homens e mulheres do campo.
“40% da população de Oeiras ainda vive da produção do campo e é diante a essa realidade, muitas são as dificuldades, como a falta de chuva, que estamos sempre procurando atenuar com estratégias para que possamos produzir sempre. É importante que cada homem e cada mulher da zona rural, saiba que a Secretaria Municipal é casa do agricultor, é a casa do produtor rural”, frisou o prefeito Lukano Sá.
Quem também falou durante o evento foi o ex-prefeito Dr. B. Sá, grande entusiasta da produção de ovinos e caprinos na região. Em sua fala o ex-prefeito chamou atenção para as tecnologias que vem sendo empregadas no melhoramento dos rebanhos e salientou ainda que essas práticas motivam o trabalhador rural a produzir mais. O político também fez menção a presença do IFPI na cidade, como facilitador no processo de desenvolvimento da produção agropecuária na cidade de Oeiras.
Dos 600 produtores rurais cadastrados juntos a SEMA, 300 deles atualmente são capacitados a produzir feno de mata pasto. A Secretaria oferece durante todo o ano assistência técnica voltada para o melhoramento da produção da agropecuária. Para tanto, 38 famílias recebem investimento direto.
A expectativa da administração municipal é que esse número possa subir para 100 famílias em 2015, o que corresponde a mais de 50%. A proposta é produzir com qualidade, alinhando prática com o conhecimento, para que isso possa dar um retorno na qualidade de vida do homem do campo. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura, o número do rebanho somente na cidade de Oeiras já ultrapassa 25 mil cabeças de ovinos e caprinos.
Também estiveram presentes no evento o coordenador do curso de agricultura do IFPI-Oeiras, Gilson Portela; o representante do Banco do Nordeste em Oeiras, Carlos Washington; os vereadores Expedito Martins, José Alberto e Martinho Menezes; o Secretório Municipal de Finanças, José Raimundo Lopes e o médico veterinário representando a EMATER-Oeiras, Paulo Martins. No final do evento ainda houve o sorteio de duas ovelhas da raça Canindé.