A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria de Assistência Social, realiza diversas atividades por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) I. No próximo domingo (7) um destes trabalhos, desenvolvido no Centro de Convivência de Idosos, apresentará o espetáculo “Dramas, Causos e Cantorias”, no Cine Teatro Oeiras, como atividade festiva de final de ano.
O espetáculo, que será completamente gratuito, consiste numa junção de atividades desenvolvidas pela musicoterapeuta Vanda Queiroz, histórias bem humoradas, música e dança. Ao todo, 16 idosos levarão ao público causos de sua juventude e canções que marcaram sua geração.
Para a Coordenadora Jaqueline Gomes, este tipo de evento favorece a autoestima dos participantes, ao tempo que se faz um resgaste da memória e da cultura dos idosos inseridos no projeto. Para ela, esse trabalho possibilita ainda o desenvolvimento mental e físico, já que cada um precisa exercitar o corpo e a mente para dar qualidade ao espetáculo.
Segundo a musicoterapeuta Vanda Queiroz, o espetáculo foi montado para socializar com a comunidade as atividades que são desenvolvidas no Centro de Convivência.
“Já estamos há mais de um ano desenvolvendo este trabalho, onde temos uma avaliação superpositiva, pois há uma integração social. A gente procura trabalhar com atividades lúdicas e jogos, buscando estimular a memória. Muitos se esquivavam de participar dizendo que não sabiam cantar, ou contar algo de seu passado, mas com o passar do tempo houve uma integração. O espetáculo é o resultado deste trabalho, onde a memória e o humor serão contados e cantados no palco”, explicou a musicoterapeuta.
A Gestão Municipal do Prefeito Lukano Sá viabiliza ações com esta, que garantam a valorização da memória e da cultura de todos aqueles que já deram a sua contribuição para o desenvolvimento da cidade de Oeiras. O espetáculo “Dramas, Causos e Cantorias” é uma mostra da interação social entre as novas gerações e os idosos que ocorre no Centro de Convivência.