Com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encontrou uma forma de aproximar a escola do aluno e continuar oferecendo ensino de qualidade a todos os estudantes da rede municipal: as radioaulas. Pensadas e produzidas pela equipe de professores e coordenadores do município, as aulas começaram a ser transmitidas nesta quarta-feira, 1°, pelas rádios Vale do Canindé e Cristo Rei FM.
Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, explica as radioaulas contribuem para fortalecer o elo entre escola e família durante a pandemia. “Essa nova expertise em utilizar o rádio como comunicação para ampliar a interação com os nossos mais de 6 mil alunos nasce de uma necessidade de mantermos o distanciamento em função da preservação da vida, para evitar a contaminação pelo coronavírus, e nos dá uma possibilidade de chegarmos, através das ondas do rádio. Essa ferramenta que parece tão antiga, mas que se renova a cada dia e não perde o seu espaço diante das novas mídias foi um alento e já podemos perceber que muitos alunos aderiram às orientações que enviamos no material impresso”, afirma a secretária.
A iniciativa da Semed faz parte do projeto Escola da Família – “Conectada ao Saber”, que leva atividades pedagógicas não presenciais às crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais, tanto na zona urbana quanto na rural de Oeiras. “Assim, começamos a fazer a retomada das atividades educacionais no município de Oeiras, de maneira não presencial, exercendo a educação doméstica e chegando mais próximo dos alunos, através do rádio, que a ferramenta mais democrática e que mais chega aos alunos”, acrescenta Tiana Tapety.
Zélia, mãe da aluna Maria de Fátima, do 7° ano da Escola Municipal Sítio Nacional, aprovou o sistema de radioaulas. “É uma forma de segurança devido a pandemia. É difícil porque não tem contato com o professor pessoalmente, mas na verdade é bom porque ela não está parada e vai evoluir”, opina.
Além do rádio, o regime especial de aulas não presenciais é constituído por um conjunto de estratégias de interação, entre elas: o acesso a plataformas digitais, a criação de grupos de whatsapp, distribuição de atividades impressas e também a transmissão de aulas pela internet.